Câmara de Vereadores recebe: Mototaxistas / Professores da UNEB e Conselho Regional de Contabilidade.
O presidente da Câmara o Vereador Zaqueu Rodrigues, abriu a sessão dando a voz ao 2º Secretario vereador Carlos Jackson para leitura da ata da sessão anterior (08), logo após o 1º secretario o Vereador Fabrício Lopes apresenta as matérias do dia que são:
Projeto de Lei nª 015
Presença de interprete da língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as repartições públicas de Guanambi e outras providências.
As repartições terão 180 para se adequar ao projeto de lei após sua publicação.
Vereador: Arnaldo Azevedo
Indicação nª 52
Indica a construção de cobertura em ponto de ônibus localizado a Praça Jônatas Fernandes, bairro Alto Caiçara-Guanambi.
Vereador: Rafael Macedo
Indicação nª 53
Indica Confecção de placas nominativas nos Logradouros do bairro Alto do Caiçara.
Vereador: Rafael Macedo
Indicação nª 54
Pavimentação de logradouro público Luís Sérgio, localizado no bairro Beija-Flor.
Vereador: Rafael Macedo
Tribuna livre
A Associação Guanambiense De Mototáxi, na representação do seu vice-presidente Gercino Costa (Farofinha), onde ele apresentou os problemas encontrados em aderir ao aplicativo já que o mesmo não se adaptou aos veículos com duas rodas. Ele afirma que não existe problemas nos moto taxistas participarem do aplicativo, mas não desse modo como ele está. É necessário haver mais fiscalização da parte da prefeitura encerra Gercino.
Associação Guanambiense De Mototáxi conta com 230 moto taxista. Foi criada há 20 anos. Transportam em media de 3.450 passageiro ao dia, fica localizada AV GUANABARA, 228 Guanambi.
Osaná Macedo discursou representando a Associação dos docentes da Universidade do Estado da Bahia (ADUNEB), em seu pronunciamento explicou o motivo da greve dos docentes da UNEB, em sua fala ele apresenta as seguintes reivindicações:
Questão Orçamentaria (Revisão e repasse orçamentário)
Respeito ao direito do Trabalhador
Alterações de salários
O PLANSERV (Esse plano possa funcionar como está no papel, dando direito ao atendimento dignos aos funcionários).
A ADUNEB como todo movimento sindical brasileiro, conheceu períodos de maior ou menor mobilização, oscilando, conforme as demandas da própria categoria, mas sempre teve uma posição de luta por uma Universidade Pública, democrática, gratuita e de qualidade, sem, contudo abandonar a defesa de melhores salários e condições de trabalho, bem como de uma política de qualificação para os docentes, sem o que a qualidade do ensino superior estará comprometida.
Pompilio Donato, Delegado da 10ª Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade de Guanambi e região foi o terceiro a discursar na Tribuna Livre, ele informou que fez uso da Tribuna para o pedido de revogação do decreto municipal 523/2019, porém houve uma reunião na tarde desse mesmo dia (15) com o prefeito Jairo Magalhães, onde foi sugerido pela categoria, maior prazo de transição para o novo sistema, assim como discussões relativas à cobrança da taxa de gerenciamento do mesmo. O Prefeito acatou a sugestão, dando um prazo amplo para adequação e transição até 30/06, e ainda irá isentar os usuários de qualquer pagamento, com a Prefeitura arcando com os custos durante o período. Então ele pede ao legislativo da câmara, que os apoie para continuar com eles nessa luta.
O CRC-BA foi criado com a finalidade de fiscalizar o exercício da profissão de contador e de técnico em contabilidade. Cabe efetuar o registro dos profissionais de contabilidade e das empresas de serviços contábeis. Sua força de ação se encontra no profissional que executa ou explora atividades contábeis, bem como na empresa por ele integrada, no sentido de mantê-lo dentro dos padrões legais.
Na ordem do dia
Projeto de Lei nº01/2019
Dispõe do reconhecimento de utilidade pública a Associação Guanambiense de Basquetebol (AGUBA).
Autor: Vereador Fabricio Lopes.
Projeto de Lei nº06/2019
Denominação de Praças Públicas: Fica denominado a Praça João Pau D’arco, localizada entre as quadras 7 e 11 do bairro da Liberdade dessa cidade.
Autor: Vereador Rafael Macedo.
Projeto de Lei nº07/2019
Denominação de Avenida: fica denominada a Avenida Bráulio Santana Sobrinho, localizada no bairro industrial, saindo da BA 573, passando pela cerâmica Itaúna em finalizando na mesma BA.
Autor: Vereador Tião Nunes
Projeto de Lei nº08/2019
Denominação de Logradouro Público: Denominada Rua Ivaílson Fernandes Nogueira Ito localizada na Rua 01 bairro Ipanema nessa Cidade.
Autor: Vereadora Maria Silvia.
Projeto de Lei nº21/2019
Denominação de Logradouro Público: Fica denominado a Rua João de Santana Reis Rua E, localizada na Rua Sandoval Moraes nesse município.
Autor: Carlos Jackson
Projeto de Resolução nº003/2019
Concessão de Horaria: Concedido à senhora Celeste de Carvalho Ávila o Titulo de Cidadã Guanambiense.
Autor: Fabricio Lopes
Tivemos a presença no auditório da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Deficientes (APADA), é uma entidade brasileira sem fins lucrativos que visa promover a inclusão do surdo na sociedade, bem como capacitar voluntários (intérpretes) para o aperfeiçoamento da comunicação entre surdos e ouvintes.
Conta com 129 inscritos, onde é trabalhado a tradução e a interpretação a língua portuguesa para libras e vice e versa. O foco da APADA é a inclusão social do surdo na sociedade como um todo. Fica localizada na Rua Castro Alves, 674 no bairro Vl Nova na cidade de Guanambi.
Texto: Adriano Silva
Foto: Adriano Silva
Mais Fotos: